ABRAÃO, O PAI DA FÉ, SENTIA MEDO?

Abraão é considerado “o pai da fé”, ele era filho de Tera, descendente de Sem e vivia em Ur dos Caldeus (antiga Mesopotâmia). A Bíblia relata em Gênesis 12 que Abraão ouviu a voz de Deus e recebeu um chamado para sair de sua terra e ir para a terra que Deus ainda lhe mostraria. Imediatamente, Abraão obedeceu a Deus e eles seguiram viagem, demonstrando sua enorme fé e confiança no Criador. Entretanto, devido à fome naquela região, Abraão desceu ao Egito, onde cometeu o erro de mentir para o Faraó que Sara, sua esposa, era sua irmã. Como o pai da fé pôde agir desta maneira? Como Abraão que havia manifestado tamanha fé ao ser guiado por apenas uma voz, sentiu medo da fome e sentiu medo do Faraó?

O medo é um sentimento negativo que acompanha a humanidade desde os primórdios da civilização. A Bíblia menciona que após a queda, Adão e Eva sentiram medo e se esconderam da presença divina (Gênesis 3). Portanto, o medo é uma consequência da ação do pecado na natureza humana. O medo está no coração de todas as pessoas. A insegurança está no coração de todos que nascem nesta Terra. O medo causa danos e prejuízos na personalidade e na vida humana. Este sentimento é proveniente de um espírito maligno que está plantado na natureza pecaminosa do homem, o espírito do medo. Sempre que existe uma brecha na fé do indivíduo, esse espírito se manifesta ativamente. O medo ocupa o lugar da fé no coração humano. Ele age por meio da incredulidade e debilita a mente e as emoções do indivíduo cada dia mais.

Todos têm seus medos! Se você pensa que não tem medo, está enganado. Por exemplo, quem tem filhos, com certeza tem receios diários com relação a proteção e a segurança desta criança. Quem mora em uma metrópole, tem medo de ser assaltado. Quem é que se arrisca a morar em uma casa sem muros e grades por todos os lados? O sistema do mundo moderno causa constantes medos em todos nós. Mas, como vencer o medo?



VENÇA O MEDO!

Abraão venceu o medo à medida que experienciou a fé. Uma série de acontecimentos em sua vida lhe exigiram o exercício da fé e foi este o processo que ele vivenciou para libertação do medo. Apesar de ser idoso e de sua esposa ser estéril, Abraão recebeu a promessa divina de que seria pai de uma grande nação. Então, ao ver a esposa grávida e o filho nascer saudável conforme a promessa, o medo deu espaço à fé no coração de Abraão. Anos depois, quando Deus lhe pediu o filho como oferta, Abraão obedeceu e viu Deus providenciar um cordeiro para o sacrifício exatamente no momento em que a criança seria sacrificada. Novamente, o medo perdeu espaço para a fé no coração de Abraão.

Fé é o oposto do medo. Fé é confiança, segurança na infalibilidade de Deus e da Sua Palavra, das Suas promessas. Sempre que se exercita a fé, se vence o medo. É por isso que as situações difíceis da vida são oportunidades maravilhosas para o exercício da fé, que é o caminho para a libertação do medo.

A partir de hoje, diante das provas e dificuldades, não desanime, não paralise com o medo! Dê uma chance para Deus mostrar Seu poder. Exercite sua fé nEle! Ore, fale com Deus, leve até Ele sua dificuldade. Ele fará algo em seu favor e isso retirará o sentimento de medo do seu coração. Quanto mais experiências com Deus você tiver, menos medo sentirá. O problema não é sentir medo, e sim não enfrentar o medo. Enfrente as situações com fé, crendo que você não pode, mas Deus tudo pode!

Quer saber mais sobre a vida de Abraão? O livro Personagens Bíblicos fala mais sobre a vida e experiência de Abraão. Você encontra o livro no site da Editora Vento Sul: https://editoraventosul.com/produto/ebook-personagens-biblicos-velho-testamento/

Quer saber mais sobre o que a Bíblia fala sobre o medo? Ouça as mensagens em áudio do CD digital MEDO, elas trazem muito ensinamento sobre o que é o medo e como é possível livrar-se dele! Você encontra os áudios no site da Editora Vento Sul: https://editoraventosul.com/produto/cd-download-livre-se-do-medo/



Acompanhe a EDITORA VENTO SUL no INSTAGRAM, FACEBOOK e YOUTUBE.

DEUS ABENÇOE o seu dia e a sua vida!

Corpo Redatorial Editora Vento Sul.