Corpo Redatorial Editora Vento Sul.
Em entrevista do Sala de Terapia (vídeo disponível no YouTube), Jovana Cheiram, leitora da Editora Vento Sul de Blumenau-SC, relatou: “eu trabalhava em uma empresa de vendas e o meu gerente me chamou e disse: a tua passagem está comprada pra São Paulo, tu vais ir morar lá, porque eu preciso de ti lá. Quando eu cheguei lá, eu morava numa casa com 14 pessoas, as vezes 12, as vezes 10. As pessoas não suportavam e iam indo embora, então ele mandava mais gente. Quase que um trabalho escravo. A gente trabalhava de domingo a domingo e eu fiquei por seis meses. Eu não contava nada para minha família. Sempre dizia: está tudo bem, está tudo bem. Até que não aguentei e pedi para ir embora”.
É exatamente esta realidade que muitos trabalhadores enfrentam hoje. Uma intensa jornada de trabalho, cobranças constantes por resultados, e os dias vão passando até que chega a exaustão física, mental e emocional. A Síndrome de Burnout é uma doença diretamente relacionada ao trabalho e ao termo: “esgotamento profissional”. Trabalhar demais, não se identificar com as tarefas que precisa realizar, ter pouca autonomia, lidar com injustiças e não compartilhar os mesmos valores da empresa estão entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da síndrome. Esse cenário leva a um estresse contínuo, que pode afetar todo o funcionamento do corpo.
Alguns sintomas da Síndrome de Burnout são: dores no corpo, cansaço extremo, problemas gastrointestinais e cardiovasculares, desânimo, irritação, alteração do sono, tristeza profunda, isolamento, sentimento de falta de realização pessoal e fracasso. O acúmulo de trabalho, a pressão excessiva e as responsabilidades exageradas levam ao desgaste mental e reconhecer esses sintomas precocemente é essencial para buscar o tratamento adequado.
Segundo o CFA (Conselho Federal de Administração), atualmente 33 milhões de brasileiros sofrem de Burnout. A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) revela que aproximadamente 30% dos trabalhadores no Brasil sofrem da Síndrome, demonstrando o quadro precário da saúde mental e emocional do trabalhador brasileiro.
Além de melhorias no ambiente de trabalho, na cultura organizacional das empresas, o que mais pode ser feito? Como recuperar a mente e as emoções que já foram à exaustão? Jesus Cristo, quando esteve na Terra, disse: “Venham a Mim os que estão cansados e sobrecarregados e Eu os aliviarei” (Mateus 11:28). Nunca estas palavras foram tão atuais como em nossos dias!
O segredo para vencer a exaustão mental e emocional é ir até Jesus Cristo. Mas, se Ele não está mais aqui entre nós, como ir até Ele? O apóstolo João, disse: “O Verbo Se fez carne e habitou entre nós”. Jesus Cristo é a Bíblia, é a Palavra de Deus, é o Verbo. Portanto, ter momentos diários de leitura e estudo da Bíblia significa ir até Jesus e receber dEle o alívio, a paz, o descanso, o descarrego da tensão mental, emocional e física. Estudos comprovam que pessoas espiritualizadas, que têm momentos diários de aproximação de Deus por meio da oração e da leitura da Bíblia, são mais sadias mental, emocional e fisicamente.
Faça um teste! Experimente por 1 semana ter um momento diário de aproximação de Deus. Leia um texto bíblico e reflita sobre o que leu, faça orações, com certeza você sentirá um alívio interno indescritível ao final dos sete dias. Assim como a Jovana contou na entrevista, que à medida que ela se aproximou de Deus por meio de um contato diário com a Bíblia, teve sua saúde mental e emocional restaurada, você também terá!
Os livros devocionais da Editora Vento Sul são perfeitos para este momento diário com Deus. Neles há uma mensagem para cada um dos 365 dias do ano, sempre trazendo uma reflexão leve, de fácil entendimento, e que renova os pensamentos, alivia as tensões e traz paz e descanso. Você encontra os 4 volumes do devocional “Deus fala com você?” na loja virtual da Editora Vento Sul, neste link: https://editoraventosul.com/?s=devocional
Acompanhe a EDITORA VENTO SUL no INSTAGRAM, FACEBOOK e YOUTUBE.
DEUS ABENÇOE o seu dia e a sua vida!
Corpo Redatorial Editora Vento Sul.