Corpo Redatorial Editora Vento Sul.
O rei Davi foi um personagem bíblico importante, conhecido por ser o segundo rei de Israel e por suas habilidades como guerreiro, músico e poeta. Ele é famoso por derrotar o gigante Golias e por unir as tribos de Israel sob seu reinado. Além disso, Davi é autor de muitos salmos encontrados no Livro dos Salmos na Bíblia.
As experiências naturais da vida de Davi geraram preparação espiritual para ele cumprir o propósito divino. Por exemplo: matar o leão e o urso o capacitaram a matar Golias e todos os inimigos de Israel, cuidar de ovelhas o ensinou princípios valiosos que o capacitaram a cuidar de todo o povo de Israel como rei, tocar e cantar na solidão do campo o capacitaram a aprender a louvar o Senhor e liberar intensamente a unção divina nos cânticos. Observe que Davi não ficava revoltado pela maneira desprezível que era tratado pelos familiares e o fato de ele matar o leão e o urso significam que ele era muito responsável nos trabalhos que realizava, ele não fazia as coisas de mau gosto nem com desleixo. O ambiente que Deus nos faz viver desde que nascemos contribui para realizarmos o que Deus nos criou para fazer. Devemos fazer tudo com amor e responsabilidade, pois isso nos tornará pessoas simples e humildes.
Após a unção, Davi não assumiu imediatamente o reinado. Houveram alguns anos em que Davi continuou como súdito de Saul, o atual rei de Israel. Neste período entre a unção e o trono, Davi enfrentou o gigante Golias, por inúmeras vezes foi perseguido de morte por Saul, derrotou muitos inimigos de Israel e sempre se manteve humilde e em submissão ao rei que ainda estava no governo. A consagração a Deus e a fé é que mantinham Davi em humildade, aguardando o dia em que Deus o colocaria no trono. Após assumir o reinado, Davi continuou tendo uma vida de provas e dificuldades. O ministério de Davi era de guerra, portanto sua vida jamais foi de paz e descanso, ele sempre esteve rodeado de situações difíceis que o forçavam a guerrear continuamente. A Bíblia relata em 2Samuel 11, que no dia em que Davi decidiu descansar e não guerrear, ele cometeu um adultério e pecou contra Deus tendo sérias consequências por se desviar do propósito divino. Deus sempre mencionou que Davi era um homem segundo o Seu coração, isso significa que a vida de um cristão é para Deus, o Reino de Deus estava acima de tudo e de todos na vida de Davi.
A vida familiar de Davi nos revela que sempre existe uma área em que somos trabalhados por Deus com quebrantamento para crescimento de vida. A vida familiar era o ponto fraco de Davi, pois quase todos os seus erros foram nesse ambiente: ele teve afeto demasiado com o filho Absalão; ele não soube ensinar os filhos nos caminhos do Senhor; ele não agiu com justiça com o incesto entre seus filhos; ele cometeu adultério e homicídio; dentre tantos outros erros sempre relacionados às esposas e filhos. Com isso percebemos que jamais um homem será perfeito e aprovado em todas as áreas. Enquanto estivermos na Terra teremos fraquezas e isso trará sofrimentos para arrependimento e transformação, para crescimento de vida. É por esse motivo que precisamos tanto da humildade. Esta virtude divina precisa ser forjada em nosso caráter!
A SIMPLICIDADE E A HUMILDADE
Observe que muitas vezes Davi foi exortado por Deus através de pessoas e ele sempre se humilhou e reconheceu seus erros. Abigail o exortou com relação a ira; o oficial do Exército Joabe o exortou com relação ao afeto desequilibrado para com seu filho Absalão; o profeta Natã o exortou com relação ao adultério e homicídio e também com relação à vontade de edificar um templo para Deus, dentre tantos outros que o exortaram. Isso mostra que para andarmos com Deus precisamos saber ser exortados e sempre nos humilharmos diante da luz divina, independentemente da maneira ou por meio de quem Ele decide nos iluminar.
A humildade é que nos capacita a manter relacionamentos, a praticar a empatia, a manter confiança na soberania divina em meio às dificuldades, tornando-nos resilientes. Sem humildade jamais haverá saúde mental, emocional e espiritual. Você sabe por quê? Porque a humildade é a porção divina em cada ser criado, é o reconhecimento da autoridade do Criador por parte da criatura. A humildade é a glória da criatura, pois nos coloca em um padrão de vida elevado, onde se aprende com os erros e se reconstrói com novos valores após as quedas. Reflita sobre isto! Talvez o que você precisa para melhorar sua saúde mental e emocional é apenas HUMILDADE!
Se deseja aprender mais sobre a humildade na vida de Davi, leia os livros Personagens Bíblicos e A glória da criatura, disponíveis no site da Editora Vento Sul.
Acompanhe a EDITORA VENTO SUL no INSTAGRAM, FACEBOOK e YOUTUBE.
DEUS ABENÇOE o seu dia e a sua vida!
Corpo Redatorial Editora Vento Sul.